sexta-feira, outubro 20, 2006

KAMEL ERROU: O JN SABIA DA QUEDA DO GOL


Paulo Henrique Amorim


Na breve carta que mandou à revista Carta Capital para refutar as informações contidas na exemplar reportagem de Raimundo Rodrigues Pereira (“A trama que levou ao Segundo Turno”, publicada na semana passada), Ali Kamel, Diretor-executivo de jornalismo de Central Globo de Jornalismo (sic), diz que o Jornal Nacional não poderia dar a noticia da queda do avião da Gol, porque o primeiro a dar a informação foi o portal Terra, um minuto depois de o Jornal Nacional sair do ar.

Raimundo sustentou a tese de que naquele dia, 29 de setembro, véspera da eleição, o Jornal Nacional ignorou a tragédia para se concentrar na foto do dinheiro que o delegado Bruno cedeu com prioridade ao Jornal Nacional (como, de novo, Raimundo demonstra na edição da Carta Capital que chegou hoje, sexta feira, dia 20, às bancas: “Veja/Globo – contribuições ao dossiê da mídia”, com um interessante depoimento do repórter César Tralli).

Recebi às 18h30 desta sexta-feira, dia 20, um telefonema de Ricardo Boechat, editor-chefe do Jornal da Band. Ele acabara de ler a Carta Capital com a carta de Kamel e a reportagem de Raimundo. Me disse Boechat:

1) O Jornal da Band sai do ar imediatamente antes de o Jornal Nacional começar. 2) A ultima noticia do Jornal da Band no dia 29 de setembro foi o desastre da Gol.
3) Foi uma noticia que dizia que o avião da Gol tinha caído: não era uma noticia especulativa.
4) O Jornal da Band tinha conseguido confirmar a informação 3 minutos antes de acabar.
5) O primeiro boletim da Band, ao vivo, com mais detalhes do desastre, foi ao ar durante o Jornal Nacional.

Nenhum comentário: